JULHO 2021

27 de julho - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho


Segurança em primeiro lugar, sempre!

Na Citrotec®, a segurança no trabalho é prioridade. Por isso, desenvolvemos diversos processos e ações para proteger cada vez mais os colaboradores no dia a dia.

Como exemplo, está o fácil acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o Diálogo Quinzenal de Segurança (DQS), que já virou tradição. O objetivo da reunião é reforçar o cuidado com a segurança em nossas rotinas. Além disso, uma vez por mês, uma ergonomista participa para ensinar exercícios de alongamento para o bem-estar e saúde dos funcionários.

Outro assunto reforçado em todas as reuniões é a importância da prevenção contra a COVID-19, como o uso de álcool em gel e de máscaras e o distanciamento mínimo entre os colegas dentro da fábrica, nas áreas comuns e no transporte coletivo.

Como foco também em segurança, a Citrotec® elabora um calendário de treinamentos para reciclagem e para os novos colaboradores, sempre com base nas normas regulamentadoras do setor. Já em relação as ações, uma das principais é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que ocorre anualmente.

Todos os processos, ações e treinamentos são desenvolvidos em conjunto pelos setores de Segurança do Trabalho e Recursos Humanos e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Mas, o grande diferencial é a proximidade da área de Segurança do Trabalho com os colaboradores no dia a dia. “Acompanhamos de perto as atividades, com visitas e orientações em todos os setores”, ressalta o técnico de segurança do trabalho da Citrotec®, Wagner Campos Leal Júnior.

A relação próxima, somada a adesão dos funcionários, impacta diretamente na redução de acidentes de trabalho. “Não há serviço tão importante, nem trabalho tão urgente que não possa ser feito com segurança”, finaliza.