MARÇO 2023

Tecnologias – Ecovin® e Ecovin JL®


Conheça os equipamentos Ecovin® e Ecovin JL®, desenvolvidos pela Citrotec® para concentração de vinhaça no caso do Ecovin® e concentração de vinhaça com produção de etanol com o Ecovin JL®.

O Ecovin® é um potente evaporador de concentração de vinhaça que, utilizando o princípio de névoa turbulenta descendente, reduz em 10 vezes ou mais o volume da vinhaça. Isso permite que a vinhaça concentrada tenha utilização para diversos fins como, por exemplo, adubo líquido orgânico, o que traz grande economia com transporte e adubação no campo. E ainda, possibilita o aproveitamento do vapor de baixa pressão (V1).

O Ecovin® é utilizado também na concentração de vinhaça de milho. O benefício de se operar uma planta de concentração de vinhaça de etanol de milho, é o de tornar a planta em um circuito fechado, onde não há vinhaça indo para o campo. A vinhaça é incorporada ao DDG.

Já o Ecovin JL®, teve seu projeto desenvolvido em parceria entre a Citrotec®, o cientista em destilarias Jaime Lacerda, um ícone no setor sucroenergético e mantém contínuas melhorias, chegando em sua segunda geração de desenvolvimento em parceria com a ETECH, do também renomado Engenheiro Paulo S. Barci. Potente evaporador de concentração de vinhaça, o Ecovin JL® é um sistema de concentração de vinhaça que, utilizando o princípio de névoa turbulenta descendente e acoplado às colunas de destilação, permite a produção de álcool com a vinhaça já concentrada, sem consumo adicional de vapor.

O Ecovin JL®, mantém contínuas melhorias em parceria com a ETECH. Seu sistema de concentração de vinhaça para milho, utiliza também o princípio de névoa turbulenta descendente, acoplados às colunas de destilação ETECH, para produzir etanol de milho com a vinhaça concentrada sem consumo adicional de vapor. A vinhaça de milho é incorporada ao DDG.

A implementação desta tecnologia está alinhada ao custo de produção da vinhaça concentrada versus o custo do transporte rodoviário para ser utilizada no campo, dependendo do grau de concentração associado, que indicará o tamanho do equipamento e o gasto com energia. A concentração da vinhaça, além da produção de um adubo orgânico com manejo mais próximo do adubo mineral, produz ainda um condensado vegetal, que dependendo da sua qualidade, pode ser reutilizado no processo, possibilitando o uso da água da própria cana, e consequentemente diminuindo-se a captação de água dos recursos hídricos.

Tecnologia Névoa Turbulenta Descendente

A Névoa Turbulenta Descendente é formada nos Topcones dos equipamentos, onde a alta pressão na parte superior e a baixa pressão na parte inferior (vácuo) propiciam a produção da névoa (“flash”).
A névoa é acelerada termicamente até velocidades altíssimas, acarretando um fluxo com alta turbulência, dificultando assim a incrustação