NOVEMBRO 2020

Novembro Azul Citrotec®: todos juntos contra o câncer de próstata

Campanha feita pela Citrotec® distribuiu diversos materiais informativos conscientizando os colaboradores sobre a importância de realizar o exame.

Mais uma vez, a Citrotec® preparou uma campanha interna sobre o Novembro Azul, movimento mundial que busca conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A empresa distribuiu diversos materiais informativos aos colaboradores em que explica o início do movimento, o que é a doença, os sintomas, os exames necessários, os fatores de risco e como se prevenir.

O que é o Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul, planejada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, nasceu para conscientizar os homens a deixarem o preconceito e a resistência para trás e cuidarem da saúde e bem-estar. Com isso, busca promover mudança de comportamento ao incentivar a realização dos exames preventivos do câncer de próstata.
Essa campanha tem como inspiração os movimentos “Movember”, nascido na Austrália, e o Outubro Rosa.
Muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações médicas e fazer os exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial.
Hoje, essa doença é o tipo mais comum entre os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, há 68 mil novos casos e 15 mil mortes provocadas pelo tumor.
Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar o problema precocemente. Para você ter ideia, o tratamento feito logo no início tem índice de cura de até 90%.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem somente em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta tarde demais. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver histórico na família), devem procurar um urologista anualmente para fazer as avaliações.

Fatores de risco

Sabe-se pouco sobre a maioria dos fatores de risco em relação ao câncer de próstata, já que os estudos não têm encontrado resultados consistentes. Mas, é certeza de que quanto mais rápido for diagnosticada a doença, maiores serão as chances de um tratamento menos agressivo e de cura.

Prevenção

Realizar os exames com regularidade é a melhor maneira de prevenir a doença. Nele, o médico irá fazer o toque retal e o exame de sangue para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente passará por biópsia.
O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise é que teremos o diagnóstico correto.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB.
Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Portanto, veja os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:
• Sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar;
• Dificuldade de iniciar a passagem da urina;
• Dificuldade de interromper o ato de urinar;
• Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
• Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
• Necessidade de urinar imediatamente;
• Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis;
• Sangue na urina;
• Dor durante a passagem da urina;
• Dor nos testículos;
• Dor lombar, na bacia ou nos joelhos;
• Sangramento pela uretra.

Na fase muito avançada, pode ocorrer dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Por isso, é importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo e observar possíveis sintomas. Assim, podem procurar o urologista para tirar dúvidas, ser orientados e tratados a tempo.

Diagnóstico

Se estiver desconfiado em relação à presença do câncer de próstata, o paciente deve procurar um urologista de confiança para que ele indique os exames básicos necessários. De acordo com os especialistas, juntamente com o histórico familiar, o toque retal é a forma mais segura de detectar anormalidades. Rápido e indolor, o exame é parte fundamental para detectar o estágio da doença assim como para definir o tipo de tratamento.

Portanto, cuide-se!

Fonte:
https://www.ladoaladopelavida.org.br/cancer-de-prostata-novembro-azul